Pós-Graduação em Sistemas Avançados de Gestão da Saúde
Inscrição: aqui
Curso avançado destinado a profissionais de saúde, focando os desafios e oportunidades oferecidos pela disseminação de novas tecnologias .
O uso massivo de dados (big data), o aparecimento de tecnologias como métodos de aprendizagem profunda (deep learning), a generalização de tecnologias de comunicação à distância (telehealth, realidade virtual e aumentada, etc.) colocam desafios e oportunidades aos administradores, engenheiros hospitalares, médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde.
Neste curso abordam-se temas como:
- gestão do ciclo de vida dos dados;
- análise de dados, usando as técnicas mais modernas de inteligência artificial;
- registo eletrónico de saúde, clinical pathways e modelação de processos;
- sistemas de apoio à decisão;
- governação de dados, normas aplicáveis e interoperabilidade de sistemas;
- gestão do ciclo de vida dos ativos físicos.
O curso encontra-se estruturado de acordo com o European Credit Transfer System (ECTS) e as suas unidades curriculares são creditáveis em cursos superiores de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento de instituições do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES).
Objetivos
- Contribuir para facilitar a adoção de novas tecnologias no setor da saúde;
- Alertar para a importância do correto armazenamento, tratamento e uso de dados, gerir ciclos de vida dos dados e extrair dos dados informação útil;
- Refletir sobre a importância de normas e standards no tratamento de dados em saúde, garantindo a interoperabilidade de sistemas;
- Promover boas práticas na gestão de ativos físicos.
A quem se destina
- Administradores e gestores de sistemas de informação clínica;
- Engenheiros hospitalares;
- Diretores e Técnicos de sistemas de informação;
- Diretores clínicos, Médicos e Enfermeiros com funções de gestão e governação de dados;
- Farmacêuticos;
- Outros profissionais de saúde.
Funcionamento
O curso funciona em b-learning, com sessões presenciais e uso de meios telemáticos.
Parte das sessões estão previstas para decorrer à distância, usando plataformas de video-conferência e outros meios telemáticos de apoio à formação.
Algumas sessões, designadamente envolvendo palestras e apresentações, estão previstas para funcionar presencialmente, no ISEC ou outros locais a designar.
Curso com 10 unidades curriculares, para um total de 300 horas de contacto e 60 ECTS.
Horário de Funcionamento:
• sexta: 18 – 24 h / sábado: 9 – 13 h
Calendário
• Inscrição: aqui
Candidatos: Titulares de grau Licenciado ou superior
Mais informação: 239 790 200 | pgsaude@isec.pt
Investimento
Pagamento de 980 Euros a realizar no ato da matrícula, o restante em 9 prestações mensais de 280 Euros
Propina
3900 Euros €
Estrutura do Curso:
Curso com 10 unidades curriculares, para um total de 300 horas de contacto e 60 ECTS.
Tipo | Unidade Curricular | Semestre | Horas | ETCS |
---|---|---|---|---|
Normal | Normas e modelos de registo eletrónico de saúde | 30 | ||
Normal | Arquiteturas e governação de dados | 30 | ||
Normal | Modelação de processos e fluxo de dados | 30 | ||
Normal | Gestão de ativos físicos | 30 | ||
Normal | Gestão do medicamento | 30 | ||
Normal | Telesaúde | 30 | ||
Normal | Inteligência empresarial em saúde | 30 | ||
Normal | Sistemas periciais e de apoio à decisão | 30 | ||
Normal | Metrologia em saúde | 30 | ||
Normal | Modelos de inteligência artificial | 30 |
Carlos Pereira
Professor Coordenador
ISEC
Conceição Alegre
Professor Adjunto
Escola Superior de Enfermagem
Fernanda Coutinho
Professor Adjunto
ISEC
Hugo Raposo
Professor Adjunto
ISEC
Inês Domingues
Professor Adjunto
ISEC
João Costa
Professor Adjunto
ISEC
Jorge Barreiros
Professor Adjunto
ISEC
José Martinho
Professor Adjunto
ISEC
Mário Macedo
Comissão Coordenadora | Professor Auxiliar
Universidade Atlântica
Mateus Mendes
Comissão Coordenadora | Professor Adjunto
ISEC
Rui Cruz
Professor Coordenador
Escola Superior de Tecnologias da Saúde
Torres Farinha
Comissão Coordenadora | Professor Coordenador Principal
ISEC
Vítor Duque
Prof. Associado e Diretor de Serviço de Infeto-Contagiosas
Universidade de Coimbra e CHUC