Pós-Graduação

Eurocódigos Estruturais

Data
2019
Duração
1 semestre
Horário
-
Créditos
30 ETCS
Vagas
20 spots
Matrículas
-

Considerando que os Eurocódigos começaram a ser conhecidos no nosso país há cerca de 25 anos, mas não é ainda obrigatório o seguimento das suas regras e disposições, Considerando também que o ensino do dimensionamento de estruturas segundo estes Regulamentos Europeus só muito recentemente foi introduzido nos planos de estudos das Licenciaturas em Engenharia Civil, existe atualmente em atividade um grande número de engenheiros que desconhece totalmente os conteúdos destes regulamentos. Este curso de pós-graduação pretende colmatar esta lacuna de formação destes engenheiros civis.

Objetivos
  • O curso pretende dotar os formandos de novos conhecimentos para projetarem estruturas, utilizando diferentes materiais estruturais, à luz dos Eurocódigos Estruturais. O objetivo é proporcionar uma formação focada numa maior qualidade, durabilidade, e mesmo maior segurança das construções, tanto ao nível de verificações de disposições construtivas, como na adoção de mais adequados métodos e pressupostos de cálculo e conceção das estruturas.
A quem se destina
  • Este curso é direcionado a Engenheiros Civis, diplomados em Engenharia Civil, com os graus de Bacharelato, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento, que procuram atualizar os seus conhecimentos na área das estruturas, tendo em conta o novo enquadramento legal resultante da harmonização dos Diplomas Legais no espaço Europeu.

Funcionamento

A Pós-Graduação em Estruturas e Reabilitação tem a duração normal de 1 semestre a tempo parcial, composto por 12 horas letivas por semana, , durante 15 semanas.

O curso confere 30 créditos ECTS distribuídos por 6 unidades curriculares, 5 ECTS por cada unidade curricular.

Número de vagas
O número de vagas para este curso é de 20 alunos.
O número mínimo de alunos para o funcionamento da pós-graduação é de 8.
O Presidente do ISEC pode permitir o funcionamento do curso com um número de alunos superior ao número de vagas e inferior ao mínimo.

Coordenador do Curso: António Correia (antonio.correia@isec.pt)


Horas de Formação
180 h
Carga Semanal
12 h
Horário
-

Investimento

Taxa de Candidatura
-
Taxa de Matricula
-

Propina

600 €

Plano Curricular

Plano curricular

 

Tipo Unidade Curricular Horas de Contacto ECTS
Normal Bases de Cálculo e Estruturas de Betão Armado 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Estruturas de Aço 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Estruturas mistas de Aço e Betão Armado 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Estruturas de Madeira e Estruturas de Alvenaria 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Projeto Geotécnico e Dimensionamento ao sismo 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Dimensionamento ao fogo 30h TP + 22,5h OT 5

Conteúdos Programáticos

Síntese do conteúdo programático

Candidaturas

Candidaturas

Podem candidatar-se a esta pós-graduação os detentores de Bacharelato, Licenciatura ou equivalente legal na área da engenharia civil e afins.

A candidatura deverá ser realizada no ISEC nos prazos definidos pela Presidência do ISEC, sendo necessário o CC ou Bl, NIF e certificado de habilitações com média final de curso.

Os candidatos serão seriados pela média final do curso com que se candidatam.