Pós-Graduação

Estruturas e Reabilitação

Data
-
Duração
1 semestre
Horário
-
Créditos
30 ETCS
Vagas
20 spots
Matrículas
-

Nos últimos anos tem havido uma diminuição acentuada de novas construções devido à estagnação da economia portuguesa e à existência de um parque habitacional excedentário. Em contrapartida, tem existido um aumento de consciência para as questões da durabilidade e sustentabilidade, pelo que a área da manutenção e reparação das construções tem ganho cada vez mais importância no sector da construção. Para complementar a formação dos alunos para este tipo de intervenções, neste curso serão transmitidos conhecimentos na área da reabilitação, nomeadamente, técnicas de inspeção, reparação e reforço. Serão ainda apresentados os procedimentos técnicos adoptados em soluções estruturais que normalmente não são abordados na formação inicial, em particular, a alvenaria estrutural e as estruturas prefabricadas. A verificação da segurança das estruturas ao fogo será também um assunto desenvolvido nesta pós-graduação.

Objetivos
  • O curso pretende dotar os formandos de novos conhecimentos para lidarem com situações mais complexas na área das estruturas. O objetivo é proporcionar uma formação focada na manutenção/reabilitação de estruturas existentes e na aplicação das normas técnicas europeias mais relevantes para as estruturas urbanas.
A quem se destina
  • Este curso é direcionado aos agentes no sector da construção, diplomados em Engenharia Civil e outros, que procuram actualizar os seus conhecimentos na área das estruturas, tendo em conta o novo enquadramento legal resultante da harmonização das especificações técnicas no espaço Europeu.
  • Podem candidatar-se a esta pós-graduação os detentores de Bacharelato, Licenciatura ou equivalente legal na área da engenharia civil e afins.

Funcionamento

A Pós-Graduação em Estruturas e Reabilitação tem a duração normal de 1 semestre a tempo parcial, composto por 12 horas letivas por semana, durante 15 semanas. O curso confere 30 créditos ECTS distribuídos por 6 unidades curriculares, 5 ECTS por cada unidade curricular.

Número de vagas
O número de vagas para este curso é de 20 alunos.
O número mínimo de alunos para o funcionamento da pós-graduação é de 8.
O Presidente do ISEC pode permitir o funcionamento do curso com um número de alunos superior ao número de vagas e inferior ao mínimo.

Coordenador do Curso: Ricardo Carmo (carmo@isec.pt)

 


Horas de Formação
180 h
Carga Semanal
12 h
Horário
-

Investimento

Taxa de Candidatura
-
Taxa de Matricula
-

Propina

600 €

Plano Curricular

Plano curricular

 

Tipo Unidade Curricular Horas de Contacto ECTS
Normal Patologias, Inspeção e Diagnóstico 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Eurocódigos e estruturas de alvenaria 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Estruturas de betão segundo os eurocódigos 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Técnicas de reabilitação e reforço 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Construção Prefabricada 30h TP + 22,5h OT 5
Normal Resistência ao fogo de estruturas 30h TP + 22,5h OT 5

Conteúdos Programáticos

Síntese do conteúdo programático

Candidaturas

Candidaturas

Podem candidatar-se a esta pós-graduação os detentores de Bacharelato, Licenciatura ou equivalente legal na área da engenharia civil e afins.

A candidatura deverá ser realizada no ISEC nos prazos definidos pela Presidência do ISEC, sendo necessário o CC ou Bl, NIF e certificado de habilitações com média final de curso.

Matrículas

A matrícula deverá ser realizada no ISEC nos prazos definidos pela Presidência do ISEC.

Os candidatos serão seriados pela média final do curso com que se candidatam.